Relato de Intercâmbio na Finlândia

by

Meu nome é André Luís Hanauer e estudo Design pela Feevale. Estou atualmente no terceiro semestre do curso e participando do intercâmbio de graduação na universidade HAMK, na cidade de Hämeenlinna, Finlândia. Dividi o texto em 3 tópicos (vou tentar ser objetivo em cada um): a Viagem, a Finlândia e a Universidade.

http://farm5.static.flickr.com/4031/4281235226_249db3b95b_b.jpg
2 da tarde

a Viagem:

Depois de um dia em Helsinki embarquei para Hämeenlinna, onde me encontrei com Lucas (outro intercambista de Design pela Feevale). A cidade é pequena (aproximadamente 60 mil habitantes) mas muito bonita. Dizemos que ‘tudo parece um cartão postal’. Moro a aproximadamente 3 km do centro e 6 km da universidade. O transporte público aqui é realmente caro (€2,90), então pode-se ver bicicletas por todo canto (sem cadeado!). A temperatura durante o dia não varia muito (agora faz -12°C), mas já vi de -6°C à -26°C. O Sol nasce perto das 9 da manhã e se põe perto das 4 da tarde, mas tem dias (as vezes semanas) em que nem se vê ele, encoberto por nuvens. São dias muito brancos (como dá pra ver em algumas fotos) e melancólicos, mas quando o céu está claro se tem boas visões o dia todo (o Sol nunca está alto, parece que está sempre se pondo). Por ser uma cidade pequena, Hämeenlinna não é muito agitada à noite. O pessoal cCostuma ir a pubs e eventualmente a festas. Até agora, muitas boas situações que talvez nunca imaginasse que vivenciaria.

http://farm3.static.flickr.com/2737/4280488981_6ceb281b79_b.jpg
Temperatura comum aqui

a Finlândia:

Sim, aqui é muito frio. Desde que eu cheguei, a neve cobre tudo e o lago está congelado. Mas contra isso o finlandês tem a sauna: dos muitos graus negativos para os muitos positivos (que pode ser entre os -40°C e os 100°C). As pessoas aqui são muito legais e nem são tão tímidas quanto me disseram que seriam. A maioria deles fala inglês (muito bom por sinal), então tranquilamente me viro sem saber finlandês (que é realmente difícil). A cidade tem alguns pontos turísticos interessantes: um castelo (que batiza a cidade) bem no centro, uma torre de vigia, entre outros ainda a serem explorados.

http://farm5.static.flickr.com/4042/4280496113_abe981e28a_b.jpg
Castelo de Häme

ttp://farm5.static.flickr.com/4062/4281345523_d3210c6759_b.jpg
Torre em Aulanko

a Universidade:

O curso é bem diferente por aqui. Aparentemente, cada cadeira trata-se de um projeto prático e o aluno é posto em contato com oficinas desde o início. Há oficinas de vidro, cerâmica, madeira, metal, tecido, entre outras de maquetes. Sinto muita liberdade aqui, posso trabalhar em meus projetos quando quizer (e até ficar trabalhando dentro do prédio após ele ser fechado). As aulas também são assim: os horários não são fixos, e em algumas cadeiras o professor só te auxilia. Mas o trabalho foi dado e tu tens que te planejar para acabá-lo. Ainda tem uma boa estrutura de laboratórios de informática, biblioteca, cópias e refeitório. Os prédios são muito legais também, alguns lembram aquele estilo da Bauhaus, com grandes janelas de ampla visibilidade de todo o prédio, por dentro e por fora. Ainda não tirei fotos da faculdade, mas em breve vou fazer isso.

Para mais fotos, tenho postado com certa frequência no meu flickr ( http://www.flickr.com/photos/andrehanauer/sets/72157623225935578/ ).

Abraços,
André.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: