Bienal Brasileira de Design 2010

by

Universitários: últimos dias para se inscrever no concurso de cartazes do evento

 Foi prorrogado até 30 de maio (domingo) o prazo para que estudantes possam participar do concurso da mostra de cartazes da Bienal Brasileira de Design 2010. Sob curadoria de André Stolarski e Rico Lins, a exposição se chamará “Sustentabilidade: e eu com isso?”. Por meio do poder de comunicação do cartaz, a mostra pretende discutir o campo semântico abrangido pela palavra sustentabilidade, cujos diversos significados são motivos para discussões políticas acaloradas num mundo rodeado por preocupações ambientais.

 

No blog http://ndesign.org.br/bienal/, os universitários interessados em participar encontram o regulamento, bem como um canal de contato para tirar dúvidas com os curadores, uma vez que o formato do concurso foge ao tradicional.  A iniciativa acontece em duas fases. Nesta primeira, os curadores vão receber descrições de ideias para cartazes. Além de um currículo e portfólio básicos, os estudantes devem enviar, num arquivo em pdf, tudo aquilo que considerarem importante para a compreensão de seus projetos: textos, imagens, rascunhos, layouts etc.

 

Os autores das dez melhores propostas vão ter a chance de transformá-las em cartazes durante a segunda fase, que consistirá em um workshop exclusivo, ministrado por renomados designers brasileiros. Esse evento ocorrerá durante o N Design Imersão 2010, entre 11 e 18 de julho de 2010, em Curitiba (PR). Os classificados terão todas as despesas de participação custeadas pela organização do concurso. Mais que propor respostas, os universitários devem instigar questionamentos em seus cartazes: o que é sustentabilidade? O que não é? Que critérios orientam essa classificação? O que cada cidadão tem a ver com isso?

 

As peças resultantes do workshop serão exibidas ao longo do calçadão da Rua XV de Novembro, um dos espaços expositivos da Bienal Brasileira de Design 2010, que acontece em Curitiba de 14 de setembro a 30 de outubro. Com curadoria geral de Adélia Borges, o evento é uma realização do Centro de Design Paraná e da Federação das Indústrias do Estado (Fiep), numa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Os patrocínios até o momento são da Fiat Automóveis, Banco Santander, Natura Cosméticos e Gerdau Aços Longos. Confira em breve a programação completa no www.bienalbrasileiradedesign.com.br.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: