Palestras e oficinas do curso de design para a semana acadêmica do ICET – 2011

by

Título:

Aloisio Magalhães: Projetando Identidades Visuais, Construindo a Identidade de um País.

 

Palestrante: Airton Jordani

 

Resumo:

Mas afinal, quem foi Aloisio Magalhães?

Vamos conhecer um pouco da história, trajetória e do trabalho do designer que mudou o jeito de se pensar cultura no Brasil.

Seus discursos polêmicos, a criação da ESDI, o engajado e político diretor do IPHAN, os projetos de identidade visual, os cartemas…

Um convite para uma passada geral na vida e obra deste precursor do design visual brasileiro moderno através de uma conversa informal, descontraída e participativa.

 

Minicurrículo:

Airton Jordani trabalha como designer visual há mais de 15 anos. Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em Artes Visuais pelo SENAC/RS, já atuou como docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), nos cursos de Design Gráfico, Sistemas de Informação e Comunicação. Atualmente é pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Atua como designer na Assessoria de Comunicação da Companhia de Processamento de Dados do RS (PROCERGS)

 

Titulo:
Currículo e Portfólio: a primeira impressão é a que fica

Palestrante: Carine Hattge

Resumo:

Objetivo do bate papo é, além de esclarecer a importância de um currículo bem montado e criativo, mostrar como um portfólio é importante na apresentação de um profissional de criação. O que colocar no currículo? Como mostrar seus trabalho em um portfólio? Como surpreender em um processo seletivo?

 

Sobre Carine Hattge:
Designer formada pela Feevale em 2009, cursa especialização em Branding de Conexão pela PUCRS, trabalha com design há 10 anos, e é atualmente coordenadora de criação do Sistema UseFashion de Informações.

 

Titulo: Forma e Conceito de Personagem

Palestrante: Maximilian Bretschneider

Descrição:

Objetivo principal da exposição é lembrar de uma maneira simples, como nossos olhos percebem a forma de todas as coisas visualizando primeiro os contornos externos e depois os detalhes internos. Baseado em metodologia do estudo da forma e de como percebemos ela (Gestalt) , será apresentada uma maneira de desenvolver conceitos de personagem para entreterimento, abordando ferramentas e conceitos básicos.

 

Sobre Maximilian Bretschneider:

Aluno do curso de Design, cursando atualmente o 6º semestre, trabalha no Dinamo Studio há 3 anos e também atua como ilustrador independente, para publicidade, educação e enterterimento.

 

Título: Tipografismo

Palestrante: Adreson

Descrição:
Atividade colaborativa para desenvolver criatividade e busca de soluções produzindo ilustração tipográfica. Vamos falar de tipografia e criatividade. Descrição da atividade: Elaboração colaborativa de peças em papel com o emprego de técnica mista. Desenho, pintura, recorte e colagem compõem os recursos gráficos utilizados para a ilustração com caracteres tipográficos e figuras. Material utilizado: Papel Kraft, Papel Offset 120g/180g, tinta nankim, marcadores, pincéis, canetas hidrográficas (grandes), fita adesiva, recortes de xerox (para substituir impressão tipográfica), cola;

Sobre  Adreson:

Designer e artista visual. Formado em Desenho Industrial pela UFSM e em Artes Visuais na UFRGS, cursou especialização em Expressão Gráfica na PUCRS . Trabalha com Design Gráfico e tem trabalhos em fotografia e intervenção urbana. Participou de exposições coletivas na Casa de Cultura Mário Quintana (2007), Espaço Cultural Chico Lisboa (2009) e na Fundação Ecarta (2009).

 

Título: CORPO-OBJETO: Experimentação no processo criativo

Palestrante: Alexandre Schiavoni

Descrição:

A atividade projetual se dedica à produção de objetos. Assim, designers, arquitetos, engenheiros e criadores de sistemas computacionais e do mundo virtual, todos, sem exceção, colocam em circulação uma variada gama de objetos que, em alguma medida, pressupõem a interação do corpo humano. A relação que a fisicalidade estabelece com estes objetos nem sempre é ou está explícita nos projetos dos seus idealizadores. Estar atento a esta relação é uma questão premente na contemporaneidade. Para além das valiosas contribuições que a ergonomia tem trazido ao tema, a ‘coisificação’ sofrida pelo corpo – ele próprio, transformado em objeto inanimado no nosso tempo – tem sido alvo das reflexões de diversos campos do conhecimento. Deste modo, esta oficina propõe a experimentação criativa destas problemáticas: o corpo objetivado e o objeto corporalizado.

NECESSIDADES MATERIAIS DA OFICINA:

 

PARA OS INSCRITOS:

◦   roupas confortáveis e folgadas

◦   será solicitado aos inscritos que tragam um objeto representativo da atividade profissional do curso que frequentam na Feevale.

 

Minicurriculo:  O Prof.  Me. Alexandre Schiavoni faz parte do corpo docente do ICET, ministrando  as disciplinas de Laboratório de Criatividiade, Cor e Percepção Visual,  Hist´roia da Arte e do Design I e II do curso de Design.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: