Moda e Cinema – Interpretando Filmes com o Olhar da Moda – 2ª Edição

by

Imagem

Apresentação

Analisar do ponto de vista da crítica de cinema alguns filmes, diretores e atores, a partir de uma leitura de moda e do figurino. O objetivo é interpretar a relação semiótica do figurino como instrumento indispensável de narrativa em filmes importantes para história do cinema e para a pesquisa de moda.

Público-alvo

Estudantes de moda, estilistas, figurinistas, áreas afins e demais interessados.

Identificação

  • Período: 13 a 22 de agosto de 2013
  • Horário: Terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.
  • Curso de Curta Duração
  • Carga horária: 18h
  • Inscrição: Até dois dias antes do início do curso.
  • Local: Campus II * O local será informado via e-mail antes do início da atividade.
  • Certificado: Para a certificação, mínimo de 75% de frequência.

Ministrante

Ana Carolina Acom: Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC–RS e graduada em filosofia pela UFRGS. Colunista e produtora do site modamanifesto.com, atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas, através de cursos, produções e desenvolvimento de figurino. Possui artigos publicados em diversas revistas e sites do país.

Programação 

• Exposição dos conteúdos e objetivos do curso.
• Introdução à crítica de cinema.
• Contextualização da crítica de cinema pelo viés da moda e figurino – o filme como instrumento para uma reflexão crítica e análise do papel da roupa.

• Listagem comentada dos principais filmes de relevância fundamental para pesquisa de moda. (tais como: Qui êtes-vous, Polly Maggoo?, Blow Up – Depois Daquele Beijo, O Diabo veste Prada, Prêt-à-Porter, Zoolander, Annie Hall, Maria Antonieta, os filmes de Audrey Hepburn entre outros.)

O Significado das Histórias à la Cinderela nos filmes de Audrey Hepburn – O vínculo desta atriz às histórias ao modo “Cinderela”, as quais sempre se referem às transformações sociais e pessoais através da moda e do estilo. Esses aspectos funcionaram em sua vida pessoal e cinematográfica. Sua relação de identidade com a moda e com o estilista Hubert Givenchy.

Um Toque de Mestre – A Assinatura de Hitchcock– O envolvimento do diretor em todas as etapas da direção de arte em seus filmes e a importância do figurino em suas histórias. Sua relação com a criação das indumentárias e proximidade com a figurinista Edith Head.

Horror e Ficção Científica (anos 30 a 80) – A importância de analisar essas obras para entender suas influências na história da moda e do cinema.
O reflexo dos períodos históricos:
Monstros Universal Pictures – no período entre guerras
Ficção científica nos anos 50 – New Look, Guerra Fria e iminência da bomba atômica.
Hammer – sensualidade e foco feminino nos anos 70.
Moda dark, vampiresca e cômica da década de 80.

Sobre Modernos e Contemporâneos – O que podemos pensar sobre o cinema das últimas décadas e seus reflexos para os estudos de moda e comportamento. Análise das principais obras de Quentin Tarantino, Sofia Coppola, Wes Anderson, David Lynch, Tim Burton, Christopher Nolan entre outros destaques da contemporaneidade.

Apresentação e avaliação dos alunos. Trabalho pré-estabelecido em aulas anteriores (individual, dupla ou grupo, dependerá do número de alunos). Os alunos deverão escolher filmes para prática de uma crítica de cinema. Deverão analisar os filmes de acordo com uma pauta estabelecida pela professora, juntamente com suas considerações pessoais. Apresentarão para turma, expondo a pesquisa de imagem relacionada ao tema de análise, assim como trechos do filme escolhido.
Encerramento do curso.

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Realização

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: